REVISÃO PARA A PROVA DE FILOSOFIA 3° ANO ENSINO MÉDIO.
TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE FILOSOFIA PROF. DANIEL MOTA 2° TRIMESTRE 2017 3° ANO ENSINO MÉDIO.
MICHEL FOUCAULT 1926 -1984
PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT
Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais.
PRINCIPAIS OBRAS
Vigiar e Punir - 1975
Microfísica do Poder -1979
VIGIAR E PUNIR -1975
É uma obra que alterou o modo de pensar e fazer política social no mundo ocidental.
É um exame dos mecanismos sociais e teóricos que motivaram as grandes mudanças que se produziram nos sistemas penais ocidentais durante a era moderna.
É dedicado à análise da vigilância e da punição, que se encontram em várias entidades estatais (hospitais, prisões e escolas).
É baseado em documentos históricos franceses, as questões sobre as quais se debruça são relevantes para as sociedades contemporâneas.
É uma obra seminal que teve grande influência em intelectuais, políticos, ativistas sociais e artistas do séc. XX
MICROFÍSICA DO PODER 1979
Esta obra explicita como os mecanismos de poder são exercidos fora, abaixo e ao lado do aparelho de Estado. Assim como, mostra-nos a relação de poder e saber nas sociedades modernas com objetivo de produzir “verdades” cujo interesse essencial é a dominação do homem através de praticas políticas e econômicas de uma sociedade capitalista.
TEORIA DO PODER
Suas teorias abordam a relação entre poder e conhecimento e como eles são usados como uma forma de controle social por meio de instituições sociais.
AS CRÍTICAS DE FOUCAULT ÀS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Psiquiatria
Medicina
Prisões
Ideias sobre a Sexualidade
Relações de Poder e o conhecimento.
PRINCIPAIS OBRAS DE FOUCAULT
Vigiar e punir
Microfísica do poder
História da loucura
Os anormais
A PENA DE MORTE
A pena de morte natural compreende todos os tipos de morte: uns podem ser condenados à forca, outros a ter a mão ou a língua cortada ou furada e ser enforcados em seguida.
A JUSTIÇA E A VIOLÊNCIA
A justiça não mais assume publicamente a parte de violência que está ligada a seu exercício.
O fato de ela matar ou ferir já não é mais a glorificação de sua força, mas um elemento intrínseco a ela que ela é obrigada a tolerar e muito lhe custa ter que impor.
A NOÇÃO DE PODER EM MICHEL FOUCAULT
Há quatro tipos de poder disseminados nas distintas instituições:
O poder econômico;
O poder político;
O poder judiciário;
O poder epistemológico.
O poder deve ser estudado a partir das técnicas e táticas de dominação, pois, para Foucault (2005) .
O poder não existe, o que existe são as práticas ou relações de poder que se estabelecem na sociedade.
Dessa forma, ele é próprio do funcionamento da sociedade(...)”
Na concepção foucaultiana de poder, existem poderes disseminados em toda a estrutura social por intermédio de uma rede de dispositivos da qual ninguém, nada escapa.
O poder único não existe, mas, sim, práticas de poder, o poder não é algo que se possui, mas algo que se exerce.
DEFINIÇÃO DE PODER
O poder é uma relação de forças,ou melhor, toda relação de forças é uma “relação de poder”. A força não tem objeto nem sujeito a não ser a força.
O PODER DISCIPLINAR E SUAS PRÁTICAS DISCIPLINARES
O poder disciplinar é fruto de transformações da sociedade burguesa, do deslocamento do poder soberano para o corpo social.
A partir de então, o poder se exerceria, na forma de micropoderes ou de uma micropolítica. Tal poder se exerce sobre os corpos individuais por meio de exercícios especialmente direcionados para a ampliação de suas forças.
O PODER DISCIPLINAR E SUAS PRÁTICAS DISCIPLINARES
Estes exercícios tinham como objetivo, o adestramento e a docilização dos corpos.
“É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado” .
A PUNIÇÃO
A punição e a vigilância são mecanismos de poder utilizados para docilizar e adestrar as pessoas para que essas se adéquem às normas estabelecidas nas instituições.
A VIGILÂNCIA
A vigilância é uma tecnologia de poder que incide sobre os corpos dos indivíduos, controlando seus gestos, suas atividades, sua aprendizagem, sua vida cotidiana.
o corpo será submetido a uma forma de poder que irá desarticulá-lo e corrigi-lo.
A CLAUSURA PARA FOUCAULT
A “clausura” consiste em estabelecer a organização no espaço físico.
Na escola, por exemplo, há salas determinadas para cada tipo de atividade, uma ficha com a matrícula do aluno, que indicará sua entrada na escola, seu desempenho escolar.
O CONTROLE DA ATIVIDADE PARA FOUCAULT
O controle da atividade implica em saber utilizar corretamente o tempo, estabelecendo horários rígidos de trabalho, sempre repetitivos e constantes.
O HORÁRIO PARA FOUCAULT
Os processos de regularização temporal, herdados das práticas religiosas, passaram a especificar e dividir o tempo, contando os quartos de hora, os minutos e segundos.
A IMAGEM DA LOUCURA
Até o século XVII, a imagem que se tinha da loucura era sua representação medieval de algo místico e desconhecido.
PANOPTICO PARA FOUCAULT
O panoptico é definido pela pura função de impor uma tarefa ou um comportamento qualquer individuo.
É um sistema de vigilância e controle exercido sobre os presos, os operários das fábricas, e também, nas escolas e nos conventos.
O OBJETIVO DO PANOPTICO
O panoptismo é o princípio geral de uma nova ‘anatomia política’ e o objeto é relacionado com a disciplina.
O panoptismo constitui-se uma forma de poder, um saber de vigilância que regula a vida dos indivíduos.
É o protótipo dos sistemas sociais de controle e vigilância total presentes na atualidade.
HANNAH ARENDT (1901-1975)
Conhecida como a pensadora da liberdade (1901-1975) viveu as grandes transformações do poder político do século 20.
Estudou a formação dos regimes e defendeu os direitos individuais e a família, contra as "sociedades de massas" e os crimes contra a pessoa.
A CONDIÇÃO HUMANA
Enfatiza a importância da política como ação e como processo, dirigida à conquista da liberdade.
SOBRE A REVOLUÇÃO
É o pensamento liberal contemporâneo, e examina a revolução francesa e a revolução americana, e defendendo que a preservação da liberdade só é possível se as instituições pós-revolucionárias interiorizarem e mantiverem vivas as ideias revolucionárias.
AS ORIGENS DO TOTALITARISMO
Hannah mostra como a via totalitária depende da banalização do terror, da manipulação das massas.
BANALIDADE DO MAL
Para Hannah Arendt a "Banalidade do Mal" surge quando se compadece com o sofrimento, a tortura e a própria prática do mal.
É fundamental manter uma permanente vigilância para garantir a defesa e preservação da liberdade.
JEAN-PAUL SARTRE 1905 - 1980
EXISTENCIALISMO
Jean-Paul Sartre é o maior intelectual do Existencialismo, sua filosofia proclama a total liberdade do ser humano.
OBRAS DE SARTRE
Publica A Náusea – 1938, Publica O Ser e o Nada – 1943, Escreve O Existencialismo é um Humanismo -1946.
IDEIA CENTRAL DO EXISTENCIALISMO DE SARTRE
A existência precede a essência
CARACTERÍSTICAS DO EXISTENCIALISMO
Preocupação com a liberdade humana e a responsabilidade social.
Importância individual para fazer escolhas.
Explicar todos os aspectos da experiência humana.
O HOMEM NO EXISTENCIALISMO
O homem não foi planejado por alguém para uma finalidade.
O homem se faz em sua própria existência.
Os seres humanos são essencialmente livres, livres para escolher, contudo não são livres para não escolher.
DEUS NO EXISTENCIALISMO
Não existe nenhum Deus que tenha planejado o homem.
Porque não há nenhum Deus e portanto nenhum plano divino que determina o que deve acontecer.
ESCOLA DE FRANKFURT - Frankfurter Schule - 1924 -2017
Principais filósofos representantes da Escola de Frankfurt:
Max Horkheimer (1895-1973)
Theodor W. Adorno (1903-1969),
Walter Benjamin (1892-1940),
Herbert Marcuse (1898-1979),
Erich Fromm (1900-1980),
Jürgen Habermas (1929).
Eles foram responsáveis pela disseminação de expressões como “Indústria Cultural” e “Cultura de Massa”.
Escola de Frankfurt, que preocupou-se sobretudo com o contexto social e cultural do surgimento de teorias e valores do mundo da sociedade industrial avançada.
“A Escola de Frankfurt surgiu com o claro propósito de tentar instaurar uma teoria social capaz de interpretar as grandes mudanças que estavam ocorrendo no início do século”
TEORIA CRÍTICA
Os filósofos da Escola Frankfurt detectarem a dissolução das fronteiras entre:
Informação,
Consumo,
Entretenimento,
Política.
Ocasionada pela mídia, bem como seus efeitos nocivos na formação crítica de uma sociedade.
Os estudos dos filósofos de Frankfurt ficaram conhecidos como Teoria Crítica.
INDÚSTRIA CULTURAL PARA ADORNO E HORKHEIMER
Indústria Cultural, sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura como mercadorias e como estratégia de controle social.
Segundo Adorno, os receptores dos meios de comunicação seriam vitimas dessa indústria, sendo induzidos a consumir produtos de baixa qualidade, por seguir uma ideologia imposta às pessoas.
INDÚSTRIA CULTURAL PARA ADORNO E HORKHEIMER
A pessoas trocaram os livros, teatros e os concertos musicais, pela TV, absorvendo os mesmos valores.
É desta forma que a indústria cultural exerceria controle sobre a massa.
Como resultado, ao invés de cidadãos conscientes, teríamos apenas consumidores passivos.
DOMINAÇÃO POLÍTICA PARA OS MEMBROS DA ESCOLA FRANKFURT
Nas mãos de um poder econômico e político, a tecnologia e a ciência seriam empregadas para impedir que as pessoas tomassem consciência de suas condições de desigualdade.
Os meios de comunicação, tem interesse em obter lucros e manter o sistema econômico.
Vendem filmes, seriados, estilos musicais, novelas, não como bens artísticos e sim como produtos de consumo, contribuindo para alienação das pessoas.
PRINCIPAIS OBRAS DA ESCOLA DE FRANKFURT
MAX HORKHEIMER
Teoria Crítica e Eclipse da Razão.
THEODOR ADORNO
Dialética do Esclarecimento, Prismas - Crítica Cultural e Sociedade e Teoria Estética.
HERBERT MARCUSE
Cultura e Sociedade, Cultura e Psicanálise, Eros e Civilização, Ideologia da Sociedade Industrial e O Homem Unidimensional.
WALTER BENJAMIN
A Modernidade e os Modernos,
Origem do Drama Barroco Alemão,
Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação.
Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política.
PRINCIPAIS OBRAS DE JÜRGEN HABERMAS
Teoria da ação comunicativa,
Técnica e Ciência como “Ideologia”,
A Nova Opacidade: A Crise do Estado-Providência e o Esgotamento das Energias,
Tendências de Juridicização,
A ética da discussão e a questão da verdade.
PRINCIPAIS OBRAS DE ERICH FROMM
O Medo à Liberdade,
O Coração do Homem,
Psicanálise e Religião,
O Espírito da Liberdade,
Psicanálise da Sociedade Contemporânea.
ZYGMUNT BAUMAN 1925-2017
É um dos expoentes da chamada “sociologia humanística” e dedicou a vida a estudar a condição humana.
Suas ideias refletem sobre a era contemporânea em temas como a sociedade de consumo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização e o papel da política.
Modernidade líquida” para definir o tempo presente.
A SOCIEDADE LÍQUIDA DE BAUMAN
A metáfora do “líquido” ou da fluidez como o principal aspecto do estado dessas mudanças.
Um líquido sofre constante mudança e não conserva sua forma por muito tempo.
A modernidade líquida seria "um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível“.
PRINCIPAIS OBRAS DE ZYGMUNT BAUMAN
O mal-estar da pós-modernidade,
Modernidade Líquida,
Amor Líquido: Sobre a fragilidade dos laços humanos,
Confiança e Medo na Cidade,
Estranhos à Nossa Porta,
Globalização: As Conseqüências Humanas,
Comunidade: A Busca por Segurança no Mundo Atual,
Capitalismo Parasitário e Outros Temas Contemporâneos.
A MODERNIDADE SÓLIDA
Pela estabilidade do Estado, da família, do emprego ou de outras instituições, aceitava-se um determinado grau de autoritarismo.
A marca da pós-modernidade é a própria vontade de liberdade individual, princípio que se opõe diretamente à segurança projetada em torno de uma vida estável.
A MODERNIDADE SÓLIDA
Na modernidade sólida os conceitos, ideias e estruturas sociais eram mais rígidos e inflexíveis e definidos.
O mundo tinha mais certezas.
MODERNIDADE LÍQUIDA
Se a busca da felicidade se torna estritamente individual, criamos uma ansiedade para tê-la, pois acreditamos que ela só depende de nós mesmos.
O prazer é algo desejado e como ele é uma sensação passageira, requer um estímulo contínuo.
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER LEI CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
A lei prevê punição contra qualquer forma de violência contra as mulheres de todas as idades e classes sociais.
Violência psicológica; Violência física; Violência Sexual; Patrimonial Violência;
Violência Moral e Tráfico de Mulheres.
LEI MARIA DA PENHA
Lei Nº 11.340/2006, é aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa.
LEI CONTRA CRIMES DE ESTUPRO
Lei 12.015/2009, para considerar o estupro como um crime contra a dignidade e a liberdade sexual, reconhecendo que todos os indivíduos, independentemente do sexo.
LEI DO FEMINÍDIO
Lei 13.103/2015 o feminícidio é descrito como o assassinato de mulheres simplesmente por sua condição de mulheres.
Referências Bibliográficas
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna 2014.
CHAUI, M. Convite à filosofia. 12 ed. São Paulo: Editora Ática, 2002.
CORDI, Cassiano. Para Filosofar . São Paulo. Scipione, 1995.
COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva. 2014.
Material desenvolvido para auxiliar as aulas de Filosofia do Prof. Daniel Mota.