A Síria que você não conhece!
Síria, oficialmente República Árabe da Síria, é um país localizado na Ásia Ocidental. O território sírio faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste; a Turquia ao norte; o Iraque a leste; a Jordânia ao sul e Israel ao sudoeste.
Um país de planícies férteis, altas montanhas e desertos, é o lar de diversos grupos étnicos e religiosos, inclusive árabes, gregos, armênios, assírios, curdos, circassianos, mandeus e turcos.
Existem vários grupos religiosos na Síria, estres ois grupos religiosos incluem sunitas, cristãos, alauitas, drusos, mandeus e iazidis, os árabes sunitas formam o maior grupo populacional do país.
A Síria possui uma história muito antiga, desde os arameus e assírios, marcada fortemente pela influência e rivalidade da Mesopotâmia e Egito. Depois de ser ocupada pelos persas, a Síria foi conquistada por Alexandre III da Macedonia.
No período helenístico passou a ser centro do reino dos selêucidas e se converteu em uma província romana no século I a.C. . Grandes cidades se desenvolveram nessa região como a mítica Palmira, uma das mais originais e descanso de caravanas.
Novidades sobre a Síria que não foram vistas na imprensa brasileira: 1. Na Síria não há Banco Central Rothschild. 2. A Síria baniu os alimentos transgênicos e seu cultivo e importação. 3. A Síria é o único país árabe que não tem dívidas com o Fundo Monetário Internacional ou com o Banco Mundial ou com qualquer outra pessoa. 4. A família Al Assad pertence à tolerante orientação alauíta do Islã. 5. As mulheres sírias têm os mesmos direitos que os homens para estudar, saúde e educação. 6. Na Síria, as mulheres NÃO são obrigadas a usar a burca. Sharia (lei islâmica) é inconstitucional. 7. A Síria é o único país árabe com uma Constituição laica e não tolera movimentos extremistas islâmicos. 8. Cerca de 10% da população síria pertence a um dos muitos ramos cristãos que sempre estiveram presentes na vida política e social. 9. Em outros países árabes, a população cristã não chega a 1% devido ao assédio sofrido. 10. A Síria é o único país mediterrâneo que ainda possui sua companhia petrolífera, que não quis privatizá-la. 11. A Síria tem uma abertura em relação à sociedade e cultura ocidentais como nenhum outro país árabe. 12. Ao longo da história, 5 papas eram de origem síria. A tolerância religiosa é única na área. 13. Antes do ataque bélico dos EUA, a Síria era o único país pacífico na área sem guerras ou conflitos internos. 14. A Síria é o único país do mundo que admitiu refugiados iraquianos sem discriminação social, política ou religiosa. 15. Bashar Al Assad tem uma aprovação extremamente popular. 16. Você sabia que a Síria tem 2.500 milhões de barris de reservas de petróleo, cuja exploração é reservada para empresas estatais. 17. A Síria se opõe ao sionismo e ao criminoso do apartheid de Israel. 18. A população está bem informada e freqüentemente discute o estabelecimento da Nova Ordem Mundial. 19. A Síria é o último obstáculo que impede a escravidão da Humanidade e a criação do Grande Estado Talmúdico de Israel.
Talvez agora você possa entender por que os Estados Unidos têm tanto interesse na Síria.
__________________________________________________________________________________________________________
Fonte:
- Prof. Fabio Lalas Amaral
- Embaixada da República Árabe da Síria - Brasília - DF
- Imagens - Palácio Al Azem, Damasco